19 de maio de 2009

Lições do Módulo 1

Lição nº 1, 2 e 3
16.09.2008
Sumário: Módulo 1: apresentação.
Programação e avaliação na disciplina.
Avaliação diagnóstica.


I – Apresentação
Luís Palma de Jesus
geografismos.blogspot.com
geografismos@gmail.com

II – Programação e avaliação
Ø Instrumentos de avaliação
Portefólio
Relatórios
Blog
Mini-testes

Caderno

Assiduidade
Participação

III – Avaliação diagnostica



Lição nº4 e 5
18.09.2008
Sumário: Módulo 1: Preparação dos materiais de trabalho e avaliação.
Exploração de websites para trabalho na disciplina.



I – Exploração de ferramentas on-line para AEC
1) Geografismos: - Blog
- Youtube
- geografismos-com



Lição nº 6, 7 e 8
23.09.2008
Sumário: Módulo 1: “A comunidade: partilha e pertença”.
Organização do módulo e critérios de avaliação.
Contacto com ferramentas on-line.
Organização dos materiais de trabalho.


I – Organização e avaliação do Módulo
1) Temas de trabalho
2) Instrumentos de avaliação e pesos
3) Datas de avaliação

II – Objectivos de trabalhos para o Módulo
1) Duração
2) O que fazer?
3) Organização dos materiais de trabalho

III – Ferramentas on-line para a disciplina
1) Criar Blog na Blogspot


3 Tipos de relatórios: Saída de Campo
De estudo
De recensão crítica


Temas de trabalho: Évora Antiga

Blog: - Imagens
- Filmes
- Textos
- Apontamentos de estudo

Datas: 28 Outubro, mini – teste
4 Novembro, entrega dos portefólios

Objectivo: Conhecer Évora Antiga




Lição nº 9 e 10
25.09.2008
Sumário: Módulo 1: “A comunidade”; partilha e pertença.
Évora e histórias de vida.
Ferramentas on-line: Criação de páginas individuais.


I – Blogspot, Blogs
Páginas individuais dos alunos; cada aluno irá criar o seu Blog, na Blogspot
(informar o professor, título e URL)
1º Post: Apresentação do aluno
2º Post: Objectivos do Blog


Lição nº 11, 12 e 13
30.09.2008
Sumário: Módulo 1: Saída de campo: ida a Biblioteca pública de Évora.
Realização do cartão de leitor.

Lição nº 14 e 15
2.10.2008
Sumário: Módulo 1: Relatório de saída de campo.
Actualização do Blog.
Trabalho de pesquisa e guião de entrevista.


I – Relatório de saída de campo
1) Ida à biblioteca

II – Blog
1) Actualização

III – Trabalho de pesquisa
1) Quem entrevistar?
2) O que perguntar?
3) Como registar as perguntas?


Lição nº 16, 17 e 18
7.10.2008
Sumário: Módulo 1: Projecto de pesquisa: Armarcod Évora antiga.
Preparação das entrevistas.
Actualização dos Blogs.


I – Preparação das entrevistas
- Guião do trabalho a fazer
1) Objectivos
2) Fases do trabalho
3) Entrevistas (o que perguntar)

II – Actualizar os Blogs
1 Post: O trabalho que vamos fazer


Escolha do tema
Selecção das fontes
Calendarização do trabalho
Pesquisa
Recurso às tecnologias de informação e comunicação como fontes
Tratamento das fontes:
Fichas de leitura
Comentários das fontes
Tratamento e organização da informação
Redacção do trabalho final
Apresentação à turma


Lição nº 19 e 20
9.10.2008
Sumário: Módulo 1: Comunidade e Etnografia: entrevistas e entrevistados - técnicas elementares.

I – A recolha Etnográfica
1) O que é a Etnografia
2) O trabalho de campo da Etnografia
3) A recolha de informação na Etnografia
(a observação directa e as entrevistas)

II – O estudo de uma comunidade
1) Os padrões de cultura
2) O património material da comunidade
3) A memoria e a tradição


Lição nº 21, 22 e 23
14.10.2008
Sumário: Módulo 1: Organização dos trabalhos de projecto em curso.
Memória e recolha de informações.
Os guiões de entrevista.
I – Apresentação do trabalho em curso
1) Os materiais recolhidos
2) Os objectivos do trabalho
3) As próximas fases do trabalho

II – O trabalho de campo em etnografia
1) A observação directa
2) A observação participante
3) As entrevistas

III – Continuação da aula anterior: Recolha de imagens: Évora antiga



II. O etnógrafo tem como missão recolher informação na comunidade que estuda. Não influenciar com opiniões ou acções a comunidade que esta a estudar. O seu método de trabalho baseia-se na observação participante, observação directa e se possível entrevistas.


Características da observação participante

Sempre que possível deve-se partilhar as actividades e viver tal e qual como o nosso informante. Implica recolher informação através do testemunho observado. Obriga a esclarecer as condições da recolha a observação. Deve ser feito sempre um guião das questões a tratar com o nosso informante. As questões da lista devem ser abertas e não influenciar quem nos responde.

Lição nº 24 e 25
16.10.2008
Sumário: Módulo 1: Évora antiga: pesquisa e recolha de imagens.
Selecção e organização das imagens.

I – Recolha de JPEG’S para o projecto “Évora Antiga”
1) Guardar imagens

II – Seleccionar e organizar os JPEG’S
1) Seleccionar as imagens em função do tema de trabalho

III – Actualizar Blogs
1) Com as novidades da professora de expressão plástica
2) Publicar os JPEG’S seleccionados



Lição nº 26, 27 e 28
21.10.2008
Sumário: Módulo 1: Organização e edição das entrevistas e informação recolhida.
Trabalho de pesquisa.
Actualização dos Blogs.

I – Organização da informação e entrevistas feitas
1) Seleccionar e organizar
2) Passar a limpo ou completar qualquer folha

II – Passar para o PC
1) Em Word ou power point

III – Actualizar o Blog
1) Com novidades da semana
2) Com os textos das entrevistas


Lição nº 29 e 30
23.10.2008
Sumário: Módulo 1: Entrevistas – Tratamento da informação recolhida para o projecto Évora antiga.
Actualização dos Blogs.

I – Continuação da aula anterior
- Tratamento da informação recolhida
1) Passar a limpo no Word ou power point
2) Organizar e seleccionar a informação mais interessante

II – Actualizar Blogs dos alunos
1) Copiar do Word os textos seleccionados e postar
2) Misturar com fotos de Évora antiga adequadas



Lição nº 31, 32 e 33
28.10.2008
Sumário: Módulo 1: Teste de consulta.
Finalização dos trabalhos de pesquisa.


I – Teste com consulta
Módulo 1

II – Finalização dos trabalhos de pesquisa dos alunos
Nota: entrega ao professor em 4.11.2008

III – Actualizar Blogs dos alunos


Lição nº 34 e 35
30.10.2008
Sumário: Módulo 1: Organização das apresentações dos trabalhos dos alunos e seus portefólios.
Finalização do trabalho de projecto “AMACORD - Évora antiga”.

I – Organização das apresentações
- Listagem dos alunos

II – Organização do Portefólio
- Sequencia dos materiais
- Exemplos do ano anterior

III – Questões e revisões


Lição nº 36, 37 e 38
4.11.2008
Sumário: Módulo 1: Apresentação do trabalho de pesquisa, AMACORD – Évora antiga.
Resumos dos trabalhos dos alunos.


Lição nº 39 e 40
6.11.208
Sumário: Módulo 1: Apresentação do trabalho de pesquisa, AMACORD – Évora antiga.
Resumos dos trabalhos dos alunos.


Lição nº 41, 42 e 43
11.11.2008
Sumário: Módulo 1: Saída de campo: Visita ao Museu Etnográfico de Évora.
Artefactos e cultura material.

Lição nº 44 e 45
13.11.2008
Sumário: Módulo 1: Conferência, Apoio Social e Comunidade.


Lição nº 46, 47 e 48
18.11.2008
Sumário: Módulo 1: Apresentação dos trabalhos de pesquisa, AMACORD – Évora antiga.
Entrega dos dossiers temáticos dos alunos.
Entrega e apreciação dos testes de avaliação.
Lição nº 49 e 50
20.11.2008
Sumário: Módulo 1: Apresentação dos trabalhos de pesquisa.
Entrega dos portefólios.
Actualização dos blogs.

Lição nº 51, 52 e 53
25.11.2008
Sumário: Módulo 1: Entrega dos portefólios.
Actualização dos blogs.
Finalização dos módulos.

I – Apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa
1. “Evolução da praça do Giraldo”
2. Análise e debate

II- Actualização dos blogs
1. Novidades
2. Opinião pessoal sobre o módulo 1
3. Próximo tema de trabalho

III- Entrega de portefólios

Próximo módulo - A família
“Évora, família e Comunidade” – Tema
1. Construir uma árvore genealógica
2. Curriculum breve de cada elemento
-Datas relevantes
-Idade
-Profissão
-Nacionalidade
-Lugares de residência


Lição nº 54 e 55
27.11.2008
Sumário: Módulo 1: Organização e finalização dos trabalhos em atraso.
Esclarecimento.



Lição nº 56, 57 e 58
2.12.2008
Sumário: Módulo 1: Avaliação e auto avaliação.
Actualização dos Blogs dos alunos.

I – Auto avaliação
1. Preenchimento da ficha
2. Reflexão

II – Actualização dos blogs dos alunos
Nota: Preparar o blog para divulgar

III – Verificação dos cadernos dos alunos

Sem comentários: